terça-feira, 12 de abril de 2016

S de Solidão (ou C de Comunidade) - LXIV


[...]

Davvero chiedono gli uomini altro che vivere?
pergunta Pasolini.

- Não percebo.

«Na verdade, clamam os homens por mais do que
viver?»

O pior é que viver
está nas mãos
dos donos disto, que, magnânimos, é certo,
há séculos que se contentam
com cobrar em trabalho
a riqueza e progresso, dizem,
que eles trazem à humanidade,
os donos deste tempo
e deste espaço,
bem como os que o não são
e querem ser, que são quase todos,
e nem sabem que ser donos
também tem dono.

Não me interesso muito por eles,
mas eles muito por mim, quer dizer,
por tudo à minha volta.

São imprevisíveis dentro do previsível,
ameaçam tornar as coisas certas
cada vez mais incertas,
controlam tudo:
agem, em suma,
como qualquer patrão.

Amigos, alguns, poucos,
eles já são poucos,
ou seja, poucos dos poucos,
ajudam-me quando preciso,
tentam que não seja já despedido
ou me despeça eu já.

Lembro-me dum slogan antigo:
«Os que podem aos que precisam».
«Precisar» é um verbo regular,
quer dizer,
constante na forma,
de uma à outra ponta
da sua vida verbal.
«Poder» não é,
regula e desregula ele mesmo
conforme lhe apraz que seja
e regulou e desregulou sempre
no passado e no presente.
Será este um resumo
de tudo?

- Quem sabe?


Alberto Pimenta, nove fabulo, o mea vox / de novo falo, a meia voz,
Lisboa: Pianola, 2016

Sem comentários: