quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

P de (Po)ética (LIV)


EM VEZ DE PREFÁCIO

Nos terríveis anos de Iezhov passei dezassete meses nas filas de prisão em Leninegrado. Certa vez alguém identificou-me. Então uma mulher de olhos azuis que estava atrás de mim, que de certeza nunca ouvira o meu nome, saiu desse torpor próprio de todos nós naquela altura e perguntou-me ao ouvido (aí todos falavam num murmúrio):
- É capaz de descrever isto?
E eu respondi:
- Sou.
Então algo parecido com um sorriso perpassou por aquilo que outrora fora o seu rosto.


1 de Abril de 1957
Leninegrado



- ANNA AKHMATOVA


*


Mas a vida é bastante difícil, e sobretudo quando não se consegue achar as palavras.


- ETTY HILLESUM
in Diário, Lisboa: Assírio & Alvim, 2008

2 comentários:

Odracir disse...

Maravilhosas citações. Mais uma vez, uma vénia! E estou seguro que está longe de ser a última!

ID disse...

Obrigada :)
E um bom dia *